Paul Potts _O homem que fez o youtube ouvir Ópera

Em 2007, circulou pela internet o vídeo de um vendedor de aparelhos de telefone que comoveu o mundo com uma interpretação de Nessun Dorma (ária da ópera Turandot, de Puccini) num programa televisivo inglês no estilo “American Idol“. Até a minha última visualização, o contador do youtube já beirava os 27 milhões de acessos. O que levou tantas pessoas, de toda parte, a ouvir música erudita no computador? Não foi, absolutamente, a música. Foi Potts.

No vídeo, Paul Potts representa integridade, decência. Quando o vemos dizer “auto-confiança não é meu forte”, sorrindo torto com seus dentes quebrados, sentimos de imediato empatia pelo sujeito. Logo em seguida sofremos por antecipação pela exposição ao ridículo, a vergonha alheia, quando ele anuncia, com o mesmo tom de quem pede licença para ir ao banheiro, que está ali para cantar Ópera. E então, preparado o terreno, vem a surpresa: o cara de crachá que atende você num balcão é, na verdade, um gênio da Ópera. Era talvez a última chance de Paul Potts, aos 37 anos, e ele aproveitou bem.

Quando a música chega ao ápice os presentes se emocionam, vibram e arquejam apapagaiados, porque Potts está lhes lavando a alma, e faria o mesmo com outros milhões de infelizes no youtube. A música de Puccini dentro de tudo isso não é o mais importante, é só a trilha certa de algo bem maior, que é a glorificação de um homem comum.

Mas… e hoje? Logo um mês depois de vencer o Britain’s Got Talent e fazer uma apresentação para a Família Real, Potts assinou um contrato de 1 milhão de libras com a Sony, saiu em turnê mundial e lançou o álbum “One Chance“, com mais de 3 milhões de cópias vendidas até agora (na geração download esse é realmente um bom número, sobretudo para música erudita). Recentemente, a Paramount Pictures anunciou que vai produzir um filme sobre a vida de Paul Potts.

Com a reviravolta, Potts conseguiu dinheiro para consertar os dentes e está um pouco mais seguro – bom pra ele. Mas eu tenho impressão que o público gostava mais do vendedor desengonçado que é um gênio da Ópera do que do gênio da Ópera que um dia já foi um vendedor. Nothing personal, just showbusiness.

Abraço fraterno,
Márcio N.

Clique para ouvir “Con te partirò (Time to say Goodbye)”

5 comentários sobre “Paul Potts _O homem que fez o youtube ouvir Ópera

  1. Bonito texto, boy. Eu tinha visto por recomendação tua e dei valor. É legal a cara de besta do Simon e a reação da doidinha do júri que deixa escorrer uma lágrima no ápice da apresentação de Potts.
    Valeu!

    Curtir

  2. Exatamente, não é a música o atrativo do vídeo… e sim a identificação gerada com o público. Não deixa de ser curioso.

    Curtir

Deixe um comentário