Cigarro, cancro, chá e ratinhos

fevereiro 22, 2010 § Deixe um comentário

Interrompendo o recesso para uma notícia de última hora: a ingestão de chá verde pode reduzir consideravelmente as chances de câncer de pulmão nos fumadores. É o que andam dizendo uns cientistas de Taiwan que chegaram a uma conclusão Made in Taiwan. Aqueles que não bebem o chá, têm até 13 vezes mais chances de desenvolver a doença do que quem toma ao menos uma xícara por dia. Os polifenóis presentes no chá verde são fortes antioxidantes, causando uma atividade inibidora da gênese dos tumores. Há quem diga, num arroubo de chatice, que parar de fumar é o preventivo mais eficaz: seria, seria… se fosse fácil. E, como sabemos, a única coisa mais difícil que um fumante parar de fumar é um chato parar de maldizer um fumante. Então, dá-lhe chá verde aos fumantes. E paciência aos chatos.

No Centro de Pesquisas do Bunker fizemos nossos próprios testes. Uma experiência foi realizada com ratos de laboratório branquinhos, fofinhos, desses extraídos de desenhos da Pixar (sim, é de partir o coração, também pensamos em usar aqueles ratões cinzentões, mas como nos metiam muito mais medo preferimos deixá-los em paz). Ao ponto, portanto: em um grupo de 10 ratinhos, 3 eram adolescentes roqueiros e fumaram tudo o que oferecemos a eles, incluindo o chá verde. Outros 5 ratinhos eram evangélicos, dos quais 4 rezavam loucamente enquanto o outro, que parecia o líder do bando, arrancava-lhes o dinheiro; estes não apenas recusaram o chá verde em razão dos seus negócios com a Herba Life, como tentaram o desaforo de dissuadir do ateísmo os nossos cientistas. Já os outros 2 ratinhos restantes eram atletas, não fumavam, e se davam muito bem na esteira – sendo que um deles, em razão do excessivo cuidado com a saúde, culminou sofrendo de um infarto no miorátio.

Análise dos dados obtidos

Os testes com chá verde em ratos foram um fracasso, e não concluímos nada; o melhor mesmo é ficar com a opinião dos cientistas de Taiwan. O problema, ao que me parece, é que para muitos fumantes o chá verde tem um gosto não muito bom: não seria, assim, talvez, se servido só as folhas, sem ser líquido. Aí bastava enrolar e…

Abraço fraterno,
Márcio N.

PS: 1. Um dos cientistas bebeu o chá dos ratos e nunca desenvolveu o câncer, em compensação veio a falecer de leptospirose. 2. A imagem, orgulho dos pais, foi extraída da filial buchoterra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Cigarro, cancro, chá e ratinhos no Querido Bunker,.

Meta

%d blogueiros gostam disto: